terça-feira, 4 de outubro de 2011

Comissões Intergestores Bipartites (CIBs) em pauta: Palestra, debate e lançamento de livro

Do site da Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP:
"Ceensp debaterá regionalização da política de saúde"
ENSP, publicada em 04/10/2011
"A próxima edição do Centro de Estudos da ENSP debaterá, no dia 5 de outubro, os resultados da pesquisa Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartites (CIB): as CIB e os modelos de indução da regionalização no SUS. Com o tema Regionalização e relações federativas na política de saúde do Brasil, o Ceensp receberá a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Ana Luiza d`Ávila Viana, e a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP/Fiocruz Luciana Dias de Lima, ambas organizadoras do livro Regionalização e relações federativas na política de saúde do Brasil, fruto de ampla pesquisa sobre os condicionantes da regionalização da saúde no período de 2007 a 2010. O encontro, marcado para as 14 horas no salão internacional da ENSP, será aberto a todos os interessados e não é necessário inscrição prévia. 


A debatedora será a coordenadora Geral de Cooperação Interfederativa da secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Isabel Maria Vilas Boas Senra. Na ocasião, será feito o lançamento do livro organizado por Luciana e Ana Luiza. 


A pesquisa Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartites (CIB): as CIB e os modelos de indução da regionalização no SUS teve como objetivo principal analisar os processos de regionalização em saúde nos estados brasileiros, identificando o contexto e seus condicionantes históricos e político-institucionais, no período de 2007 a 2009. Procurou ainda identificar o papel das Comissões Intergestores Bipartites na regionalização em saúde. 


Ela contou com a participação de ampla equipe de pesquisadores, envolvendo três instituições de pesquisa - ENSP, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso -, e com o apoio financeiro da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.





Dados da obra:  VIANA, Ana Luiza d'Ávila; LIMA, Luciana Dias (orgs).Regionalização e relações federativas na política de saúde do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Contra Capa, 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário