segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cebes abre inscrições para o curso “Reforma do Estado e Gestão da Saúde”


Do Blog do Cebes:  "Cebes abre inscrições para o curso “Reforma do Estado e Gestão da Saúde"
:"Atividade será realizada em Salvador (BA). Vagas limitadas.
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) abriu as inscrições para o curso “Reforma do Estado e Gestão da Saúde”, que será realizado no auditório da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, na rua Cardeal da Silva, no bairro da Federação, em Salvador (BA). A atividade, que será ministrada pelo professor *Nelson Rodrigues dos Santos, faz parte do projeto “Formação em Cidadania para a Saúde”, lançado pelo Cebes em junho. O curso é gratuito e tem vagas limitadas.
As aulas do professor Nelson Rodrigues abordarão os temas “Relação Estado – Sociedade Civil”; “Políticas Públicas: infraestrutura do desenvolvimento e direitos sociais”; “A gestão pública na saúde: modelo de gestão e modelo de atenção”, entre outros assuntos. 
O projeto “Formação em Cidadania para a Saúde” tem apoio da Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Voltados para um público diversificado  (profissionais, gestores, estudantes, usuários e trabalhadores), os cursos, com 16  horas de duração, são gratuitos e ministrados por professores e pesquisadores das áreas específicas. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas futuramente pela Universidade Aberta do SUS (UNASUS).
'O objetivo é dar início a um amplo processo de formação em saúde, dando prioridade ao desenvolvimento de novas lideranças, a partir de debates sobre os temas fundamentais da Reforma Sanitária brasileira”, diz a presidenta do Cebes Ana Costa.'". 
* Nelson Rodrigues dos Santos 
Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1961) e Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1967). Especialização em Saúde Pública (Faculdade de Saúde Pública da USP). Foi Professor Titular de Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina, Consultor da OPAS/OMS, Professor de Medicina Preventiva e Social da Unicamp,Membro titular de 36 bancas examinadoras de Teses de Doutorado,de22 de Mestrado e de 26 concursos públicos. Publicou 66 artigos e capítulos em revistas e livros nacionais.Assumiu funções de diireção no Sistema Público de Saúde, nos níveis municipal, estadual e nacional. Atualmente é Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas e presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA), atuando principalmente nas seguintes áreas: Desenvolvimento do Sus, do controle social e das Políticas Públicas na área social. 
Curso: Reforma do Estado e Gestão da Saúde
Local: Auditório da UNASUS
Endereço: Av Cardeal da Silva, n. 1339 Federação - Salvador/Bahia.
Data: 27 a 29 de setembro de 2011
Vagas limitadas.
Mesa de abertura no dia 27: sem necessidade de inscrição prévia.
Mais informações sobre o curso e inscrições CLIQUE AQUI

domingo, 11 de setembro de 2011

DE OLHO NA PARTICIPAÇÃO EM SAÚDE: Consulta Pública sobre " Manual de Diagnóstico Laboratorial das Coagulopatias Hereditárias e Plaquetopatias"

No site do Ministério da Saúde : Consulta pública aberta até 11/10/11 sobre "Manual de Diagnóstico Laboratorial das Coagulopatias Hereditárias e Plaquetopatias" 
"O ¿Manual de Diagnóstico Laboratorial das Coagulopatias Hereditárias e Plaquetopatias¿ tem como objetivo principal abordar os principais aspectos dos testes laboratoriais necessários para o diagnóstico das coagulopatias e plaquetopatias. A iniciativa de sua criação deveu-se a inexistência de material similar no Brasil, que objetivasse orientar os profissionais que atuam em laboratórios que realizam testes de hemostasia. Este manual visa também padronização das técnicas utilizadas através da descrição de diretrizes básicas para investigação laboratorial adequada." mais informações no site.

DE OLHO NA PARTICIPAÇÃO EM SAÚDE: SUS e as redes sociais

No site do Ministério da Saúde, na parte dedicada aos cidadãos, existe uma lista com as redes sociais disponíveis para diálogo com o governo federal. 
É mais  um sinal da inclusão do SUS na sociedade digital/informacional. 
Sinal de iniciativas de governo eletrônico na área da saúde. No entanto, a simples existência destes ou de outros canais de comunicação não é suficiente para garantir a interatividade e a participação social. Não bastam novas tecnologias de informação e comunicação. São necessárias novas formas de se relacionar aproveitando a potencialidade de tais tecnologias. 
Naquele site
"As redes sociais do Ministério da Saúde atuam no diálogo e na aproximação do governo federal
com a sociedade. As informações divulgadas são ações de saúde pública que auxiliam na melhoria
da qualidade de vida do cidadão, seja para a promoção da saúde, prevenção de doenças ou adesão
da população às mobilizações de campanhas.



@minsaude
Twitter para relacionamento com usuários, atendimento à população e divulgação de campanhas.  
Página oficial de relacionamento
 com os usuários, atendimento à
população e divulgação de campanhas,
         agendas,programas e ações do Ministério da Saúde.
@InstitucionalMS
Twitter de divulgação de agendas, programas e ações do Ministério da Saúde.
Canal oficial do Ministério da Saúde
 para divulgação de vídeos institucionais
            e de campanhas.
@SESAI_MS
Twitter da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Rede de relacionamento com
 os cidadãos para o esclarecimento
          de dúvidas, postagem de fotos, vídeos
           e informações. 
@SGETS_MS 
Twitter da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
Canal de perguntas e respostas, utilizado
 pelos internautas para tirar dúvidas sobre
            assuntos ligados à saúde.
@SGEP_MS 
Twitter da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
Fotos das agendas do ministério e do ministro, além de campanhas e eventos do Ministério da Saúde.


Perfil oficial de compartilhamento de documentos e informações do Ministério da Saúde.



Perfil oficial do Ministério da Saúde para compartilhamento de áudios de notícias, entrevistas e discursos."



Privatização do SUS: Organizações Sociais em João Pessoa e no Rio de Janeiro

Avanço das Organizações Sociais -OSs: agora na Paraíba e no Rio e Janeiro. Nos textos abaixo relacionados,  retirados do blog Saúde com Dilma, trazem informações sobre o assunto: 
2) Decisão lamentável do PT-RJ by- ATUALIZADO EM  09/09/2011