quinta-feira, 12 de abril de 2012

DE OLHO NA PARTICIPAÇÃO EM SAÚDE: Palestra "Participação comunitária: o que queremos com isso?"

 A palestra "Participação comunitária: o que queremos com isso?"  faz parte do Ciclo de debates "Participação e tecnologia social em saúde" . Uma realização da Rede PDTSP-Teias e da Coordenadoria de Cooperação social da Fiocruz. 
No site da Escola Nacional de saúde Pública- ENSP as informações sobre as palestras:
Publicada em
Com o objetivo de aproximar e aprofundar as discussões sobre gestão participativa, participação social e tecnologias sociais, tendo como base o contexto do território de Manguinhos e sua relação com a conjuntura macropolítica do país, a Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz, com o apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, por meio do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública, realizará mais uma palestra do ciclo de debates Participação e Tecnologia Social em Saúde. Com o tema Participação comunitária: o que queremos com isso?, a palestra pretende debater a participação social em projetos e políticas. A atividade será realizada no dia 17 de abril, no salão internacional da ENSP, das 9 às 17 horas. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas previamente aqui ou na data da palestra, no local do evento.
De acordo com a coordenadora da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, Mayalu Mattos, “o debate será realizado em duas mesas de discussão com vistas à promoção do diálogo entre pesquisa, gestão e práticas relativas aos projetos, além das políticas que envolvem diferentes atores e portadores de interesses”. Na palestra Participação comunitária: o que queremos com isso?, serão abordados os conceitos referentes à participação social em projetos e políticas, de que forma eles são operacionalizados e o que se faz quando se implementam na prática esses projetos e políticas.
Mayalu explicou que a palestra integra o ciclo de debates Participação e Tecnologia Social em Saúde, organizado pela Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz – com o apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP – pelo Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública através da Rede PDTSP-Teias, através da linha Participação Social, da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz).
Segundo a coordenadora, o ciclo é composto por três palestras. A primeira delas, Encontro sobre tecnologias sociais: conceitos, objetivos e práticas, foi realizada no dia 20 de março, no auditório da Escola Politécnica de Saúde. A segunda será realizada no dia 17 de abril, no salão internacional da ENSP, e terá como tema Participação comunitária: o que queremos com isso?. A última atividade do ciclo de debatesParticipação e Tecnologia Social em Saúde será no dia 15 de maio, na Tenda da Ciência, e debaterá as reflexões sobre a Governança em Manguinhos: redes e intersetorialidade.
A palestra Participação comunitária: o que queremos com isso? contará com duas mesas de discussão. A primeira mesa será realizada das 9 às 12 horas e contará com a exposição da representante do Setor Saúde do Movimento Sem Terra (MST), Gislei Siqueira, que falará sobre a Experiência da participação coletiva no MST. A atividade será moderada pela representante da Liderança Comunitária de Manguinhos, Patrícia Evangelista. Serão abordados temas como: Participação social institucionalizada; Movimentos sociais e processos de produção social da saúde; Participação social e democratização das instituições; Mobilização social e luta pela saúde; e Como a participação social contribui para a democratização do Estado?.
Na segunda mesa, que será realizada das 14 às 17 horas, serão abordados os temas Gestão participativa para produção social da saúde e Gestão participativa e democracia representativa. A atividade será moderada pelo coordenador de Cooperação Social da Fiocruz, Leonídio Madureira, e contará com as exposições A experiência de militância na reforma sanitária, do pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, da ENSP, Eduardo Stotz, e Política de gestão participativa hoje no governo, do representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Osvaldo Bonetti.
De acordo com Mayalu, a atividade é voltada para profissionais de saúde e gestão do Teias-Escola Manguinhos, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro (pelas Áreas Programáticas 3.1, 3.2 e 1.0), pessoas ligadas aos Conselhos locais e Conselhos distritais, pesquisadores da Rede PDTSP-Teias, profissionais de saúde, profissionais e gestores de educação, profissionais das áreas de assistência social e urbanismo e a população de Manguinhos em geral."

Evento amanhã: "Fiocruz realiza seminário da Saúde na Rio+20 nesta quinta (12/4)"

A notícia foi publicada em 02/04/2012. Só agora faço a postagem com a notícia sobre evento que ocorrerá amanhã:

A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz convida todos os interessados a participar do Seminário de Mobilização da Fiocruz para a Rio+20, no dia 12 de abril, às 13h30, no salão internacional da ENSP. Na ocasião, será lançada a consulta pública ao documento Saúde na Rio+20: Desenvolvimento sustentável, ambiente e saúde, consolidado pelo grupo de trabalho da Saúde para a Rio+20. O documento visa contribuir para esse debate, ouvindo diversos setores governamentais e da sociedade civil. O documento estará disponível para contribuições no site www.sauderio20.fiocruz.br.

Abertura:

– Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz;

– Valcler Rangel, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz);

– Paulo Buss, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz);

Apresentação do documento e debate: Paulo Buss e GT da Fiocruz na Rio+20

Saúde Rio+20: site apresenta reflexões para a conferência

Com o objetivo de apresentar reflexões sobre a relação entre saúde, ambiente e o desenvolvimento sustentável, voltadas para as discussões que serão travadas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a Fiocruz desenvolveu o site  Saúde Rio+20, com notícias, entrevistas, documentos e agenda, para proporcionar um encontro via rede com os movimentos sociais, governos, academia, organizações não governamentais e privadas. A Rio+20 será realizada no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012, vinte anos depois da Rio 92.

Saiba mais sobre o site aqui.

Fonte(s): www.sauderio20.fiocruz.br"