quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Indicação de Bibliografia: "A reforma dos sistemas de saúde. Análise comparada de sete países da OCDE"

Durante pesquisas na biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa tive acesso à obra:
  • OCDE. Organização de Cooperação e desenvolvimento económicos. A reforma dos sistemas de saúde. Análise comparada de sete países da OCDE. Tradução para português a partir de textos em francês e inglês, versões oficiais desta publicação. Estudos de política de saúde, nº 2. Lisboa, 1995.
  • Versão oficial: La  réforme des systèmes de santé. Analyse comparée de sept pays de l'OCDE. Paris. 1992.
A obra está disponível , também, na Internet. Basta acessar o site: http://www.ces.pt/download/603/ReformaSistSaude.pdf

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"OMS quer conhecer modelo brasileiro de saúde"

Notícia de hoje no Blog da Saúde - do Ministério da Saúde :
"OMS quer conhecer modelo brasileiro de saúde"
O Sistema Único de Saúde brasileiro foi foco de discussão no comitê de Genebra da Organização Mundial da Saúde (OMS) junto a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O objetivo foi apresentar o SUS para o comitê que quer conhecer o modelo brasileiro para ajudar outros países a também construir um sistema público de saúde. Para a diretora geral assistente da OMS, Carissa Etienne, o sistema universal de saúde brasileiro é um exemplo de acesso à saúde pública. “O Brasil tem muito a oferecer e os outros países têm muito a aprender com os avanços e também com os problemas que percebemos nesse sistema tão complexo”, afirma.
O SUS foi apresentado ao comitê pelos secretários Jarbas Barbosa (Vigilância em Saúde), e Helvécio Magalhães (Atenção à Saúde). Além de Carissa Etienne, participaram da mesa de discussão, o representante da OPAS/OMS no Brasil, Jacobo Finkelman. O encontro, ocorrido no final da última semana, abordou no primeiro dia a atenção básica, financiamento, desafios epidemiológicos, incorporação tecnológica, saúde mental e cuidados emergenciais. Outros temas também entraram em pauta como a implantação da Secretaria de Saúde Indígena e o grande esforço do Governo Federal em garantir acesso gratuito de medicamentos à população.
“Essa é uma grande oportunidade para que outros países conheçam e percebam o grande empenho brasileiro em construir um sistema universal de saúde de qualidade. A presença da OMS nesse papel é fundamental por ser uma entidade internacional de extrema importância”, afirma Helvécio Magalhães.
“O interesse de outros países em construir um sistema universal de saúde de qualidade vem crescendo e o SUS, apesar de ainda ter muito que melhorar, é uma referência mundial em atenção à saúde pública”, acrescenta Jarbas Barbosa.
Fonte: Vanessa Teles / Agência Saúde"

Muito interessante: Tabulador de Informações de Saúde para ambiente Windows - TabWin, Tabnet e DATASUS

Em nossa sociedade atual- sociedade em rede, da informação, do conhecimento ou sociedade digital -  a gestão, manipulação, armazenamento, tratamento  e etc. das informações - em conformidade com cada interesse específico-  tornam-se, cada vez mais, fundamentais.
Tendo em vista a importância e a quatidade de informações de Saúde geradas, armazenadas e disponibilizadas pelo DATASUS, a possibilidade de consultá-las, geri-las  e manejá-las por meio de ferramentas inteligentes  é tema de grande interesse não só para gestores como para pesquisadores e cidadãos. Daí a importância do Tabwin desenvolvido pelo DATASUS.
Que tais ferramentas continuem a ser criadas e aperfeiçoadas!
Com tal novidade constatamos mais uma iniciativa de governo na área da saúde.
 "Apresentação
As ferramentas de tabulação desenvolvidas pelo DATASUS – TabDos inicialmente e depois TabWin e TabNet – objetivam prover a necessidade de gestores, estudiosos e público interessado da área da saúde obterem e analisarem, com rapidez e objetividade, os dados dos sistemas de informações do Sistema Único de Saúde.
Esses tabuladores permitem selecionar e organizar os dados conforme o objetivo da pesquisa, bem como associar as tabulações a mapas, possibilitando visualização e avaliação espacial da informação. Esse é um recurso valioso de apoio a políticas e ações de saúde.
Novas versões do TabWin e do TabNet são periodicamente lançadas. Esses programas são de distribuição gratuita e estão disponíveis para download nos links dos programas de tabulação acima."

"Apresentação
 Encontra-se disponível para download o programa Tab para Windows - TabWin. Este programa incorpora uma série de novos recursos em relação ao Tab para DOS, facilitando ainda mais o trabalho de tabulação e tratamento dos dados. O TabWin permite que você:
importe as tabulações efetuadas na Internet (geradas pelo aplicativo TABNET, desenvolvido pelo DATASUS e utilizado na página Informações de Saúde deste site);
realize operações aritméticas e estatísticas nos dados da tabela gerada ou importada pelo TabWin.
elabore gráficos de vários tipos, inclusive mapas, a partir dos dados dessa tabela;
efetue outras operações na tabela, ajustando-a às suas necessidades.
Para os usuários do setor Saúde, o programa facilita:
a construção e aplicação de índices e indicadores de produção de serviços, de características epidemiológicas (incidência de doenças, agravos e mortalidade) e dos aspectos demográficos de interesse (educação, saneamento, renda e etc) - por estado e município;
o planejamento e programação de serviços;
a avaliação e tomada de decisões relativas à alocação e distribuição de recursos;
a avaliação do impacto de intervenções nas condições de saúde.
Veja as alterações incluídas nesta versão, em comparação com as versões beta anteriores, consultando o histórico das versões ou o arquivo HISTORIA.TXT, distribuído junto com o programa TabWin."

Alguns vídeos do prof. Antônio Luiz Rodriguez-Júnior, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, postados em fevereiro de 2011, ilustram o funcionamento do Tabwin: