quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mais uma notícia sobre exigibilidade judicial do direito à saúde : notícia de hoje "Paciente vai à justiça"

A notícia de hoje, publicada no Correio Braziliense "Paciente vai a justiça" discorre sobre a preocupação com o tema da exigibilidade judicial do direito à saúde e a tentativa do CNJ, em conjunto com o Ministério da Saúde, de encontrar estratégias e planos de atuação. 
De acordo com a notícia:
"O sucateamento dos serviços públicos de saúde e as longas filas de espera enfrentadas pelos usuários de planos privados aborrecem quem precisa de atendimento urgente. Um bom termômetro do atual descaso é a quantidade de processos correntes na Justiça. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há quase 241 mil ações envolvendo tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto as operadoras de planos particulares e seguradoras. Visando um diagnóstico mais preciso, o CNJ promove, hoje e amanhã, uma reunião com representantes do Ministério da Saúde, das secretarias estaduais do setor e de integrantes do Fórum do Judiciário para a Saúde - grupo formado por membros do Judiciário de todo o país. Eles vão debater estratégias e planos de atuação.
A maior parte dos processos em tramitação é referente a reclamações de usuários que buscam a garantia de medicamentos e de procedimentos por meio do SUS. Outra queixa recorrente é sobre o acesso às vagas em hospitais. Planos de saúde que se negam a cobrir consultas e exames também são apontados como vilões na Justiça." 
A íntegra da publicação no site do Correio  Braziliense.
Outras notícias sobre saúde na mídia no clipping publicado no blog Saúde com Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário