A sociedade da informação ou digital já é uma realiade e cobra a existência de isntituições como o DATASUS, Departamento de Informática do SUS, que passa a ter funções primordiais para aprimoramento da gestão doSistema de Saúde.
Em postagem do dia 05/05, sobre o Cartão Nacional de Saúde, coloquei o link para um artigo que apresentei no evento "Alagoas Digital", em 2009, no qual destaquei que boa parte das iniciativas de Governo Eletrônico na área da saúde surge de ações e projetos desenvolvidos diretamente pelo Departamento de Informática do SUS – DATASUS,que tem como responsabilidade a coleta, processamento e disseminação de informações sobre saúde.
Naquela oportunidade, com base nas informações disponíveis no site do Ministério da Saúde, no ano e 2009, fiz as seguintes observações sobre o DATASUS:
"Tendo em vista que 'a informação é fundamental para a democratização da Saúde e o aprimoramento de sua gestão', este órgão considera que “a informatização das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro de diretrizes tecnológicas adequadas, é essencial para a descentralização das atividades de saúde e viabilização e controle social sobre a utilização dos recursos disponíveis. (MINISTÉRIO DA SAÚDE).
Sua missão é: "prover os órgãos do SUS de sistemas de informação e suporte de informática, necessários ao processo de planejamento, operação e controle do Sistema Único de Saúde. Através da manutenção de bases de dados nacionais, apoio e consultoria na implantação de sistemas e coordenação das atividades de
informática inerentes ao funcionamento integrado dos mesmos."(MINISTÉRIO DA SAÚDE).
informática inerentes ao funcionamento integrado dos mesmos."(MINISTÉRIO DA SAÚDE).
Eu ainda não tinha feito nenhuma postagem sobre esse tema de tão grande relevância. Mas após ler o texto "Um Novo Olhar para a Saúde: DATASUS Informação e Tecnologia para o Brasil do Terceiro Milênio",
no blog saúde com Dilma, lembrei-me de:
- tecer esses breves comentários sobre essa importante instituição que trabalha com tecnologias de informação e comunicação - e que é fundamental para o desenvolvimento do governo eletrônico no âmbito do SUS,
- indicar a leitura de um livro que aborda o tema da informação em saúde sob uma perspectiva mais crítica e mais profunda do que a abordagem corriqueira.
TRata-se da obra de Ilara Hämmerli S. Moraes, que parte do seguinte problema: "Como as informações em Saúde podem contribuir para um processo democrático emancipador do homem brasileiro e para a gestão e melhoria da saúde no início do terceiro milênio? [...]" (2002, p. 11; 151)
Para responder a esse problema, a autora "Parte do princípio e que a informação emsaúde deve ser trabalhada no sentido de reforçar os direitos humanos, de contribuir para a eliminação da miséria, e das desigualdades sociais e ao mesmo tempo subsidiar o processo decisório na área da saúde, em prol de uma atenção com efetividade, qualidade e respeito à singularidade de cada indivíduo e ao contexto de cada população.[...]" (2002, p. 11).
Dados completso da obra:
MORAES, Ilara Hämmerli Sozzi de. Política, tecnologia e informação em saúde. A utopia da emancipação. Salvador: Casa da Qualidade Editora, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário