quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Indicação de bibliografia: Artigo sobre a "Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, universidades públicas e autonomia"

O texto traz um breve histórico das reformas que direcionaram e ainda orientam - desde Bresser Pereira até o atual governo- a privatização dos setores sociais, como o da saúde.



A autora, Claudia March, Professora da Universidade Federal Fluminense, trata, numa análise preliminar, da Empresa -Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH. No entanto, também faz menção a outras inicitivas que considera privatizantes, como: OSs - Organizações Sociais e Fundações Estatais de Direito Privado.
Tratam-se de temas fundamentais para analisarmos o direito à saúde no Brasil. Temas que mecerem, cada vez mais, a nossa atenção e que necessitam ser objeto de mais estudos e pesquisas.

Dados do artigo:
"Resumo:
No presente texto, desenvolvemos uma análise preliminar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares– EBSERH – e de suas repercussões para o ethos acadêmico, abordando em particular a autonomia universitária. Partimos do pressuposto de que a EBSERH faz parte de um conjunto de proposições e medidas adotadas desde o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva até o atual governo de Dilma Rousseff que operam a contrarreforma do Estado em sua dimensão administrativa e que guardam elementos de continuidade com o governo de Fernando Henrique Cardoso, em particular com o Plano Diretor da Reforma do Estado do então ministro de Estado Bresser Pereira.
Palavras-chave:
Contrarreforma do Estado. Educação Superior. Autonomia Universitária. Hospitais Universitários."
Para ler na íntegra clique aqui.
Dados do artigo:
MARCH, Claudia. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Universidades públicas e autonomia: ampliação da subordinação à lógica do capital. In: DF, ano, XXI, nº 49, janeiro de 2012, Disponível em: http://xa.yimg.com/kq/groups/3775261/562571220/name/US49pg62-70 . Acesso em Janeiro de 2012.







Nenhum comentário:

Postar um comentário