segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ainda a judicialização da saúde: Conteúdo das palestras do "I Encontro do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde"

O "I Encontro do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde" ocorreu em novembro de 2010. 

"O Fórum Nacional do Judiciário para  Monitoramento e  Resolução das  Demandas de Assistência à Saúde foi instituído em 3 de agosto de 2010 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  e tem como objetivo a elaboração de estudos e a proposição de medidas e normas para o aperfeiçoamento de procedimentos e a prevenção de novos conflitos judiciais na área da saúde. O fórum busca criar  ainda  medidas concretas voltadas à otimização de rotinas processuais bem como à estruturação e organização de unidades judiciárias especializadas.
Histórico - O Fórum Nacional do Judiciário para Assistência à Saúde foi criado pelo CNJ após a  Audiência  Pública n. 4, realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o aumento das ações judiciais na área de saúde,  por exemplo, obrigatoriedade de fornecimento de medicamentos, tratamentos e disponibilização de leitos hospitalares, tanto no setor público quanto  no setor privado.
Além da  Resolução n. 107/2010, que institui o Fórum, o CNJ também aprovou a Recomendação n. 31, em 30 de março de 2010, para que os tribunais adotem medidas  a  subsidiar os magistrados a fim de assegurar-lhes mais eficiência na solução das demandas judiciais envolvendo a assistência à saúde, por exemplo, apoio técnico de médicos e farmacêuticos às decisões dos magistrados." disponível no site do CNJ. 

Na página do CNJ também foram disponibilizados os documentos e palestras referentes à 1ª edição do fórum. :
"Palestras
Documentos

2 comentários:

  1. Muito bom encontrar esses arquivos reunidos aqui. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    A pretensão é exatamente essa : reunir informações, debates, referências bibliográficas etc sobre o tema. Com o tempo o blog irá ficando mais completinho e poderá nos auxiliar melhor.
    Caso tenha alguma colaboração é só enviar que publico com os devidos créditos.
    abraços, Letícia

    ResponderExcluir